Política local
É o costume...
Basta um silêncio um pouco mais prolongado para os finos analistas locais vaticinarem que "o gajo tá pior, já nem escreve nada de jeito; acabou o tomar a dianteira, já não era sem tempo". Calma pessoal! Deixem-se de provocações descaradas e reles. O que vocês queriam, e não têm estofo para pedir, julgo eu saber - era a minha opinião sobre a para vocês inesperada vitória de Trump e prováveis consequências para 2025 em Tomar.
Pois lamento, mas não têm sorte nenhuma. Tomar a dianteira 3 não vai comentar as eleições americanas. Desde logo porque não trata de analisar os grandes acontecimentos nacionais ou internacionais. Nunca o fez e não ia começar agora. Depois, porque por muito elaborada e conseguida que viesse a ser tal análise, estaria sempre em Tomar numa de duas situações: -a) - Muito aquém da de qualquer especialista local, daqueles que costumam comentar nas redes sociais; -b) - Muito abaixo do geralmente óptimo entendimento dos referidos comentadores.
Seria mesmo um desastre, caso fosse escrito nessa hipotética crónica analítica que "pela boca morre o peixe, e a esquerda também, como acaba de ocorrer nos USA". Os finórios do costume logo se exaltariam, proclamando "Nem pensar! Nem pensar!".
Fico-me portanto por uma singela constatação, algo imbecil. Tendo em conta o ocorrido com o Leão, presidente de Loures, as reacções PS-Costa/CDU/BE e os resultados eleitorais nos Estados Unidos, tenho para mim que o PS Tomar já está derrotado e sem recuperação possível. Só ainda não consigo identificar o vencedor em 2025, tal é a miséria da horta política local.
Da horta política local? Sim, pois não somos todos nabos da Nabância, para o melhor e para o pior?
A adversária do Trump era muito fraquinha, a Clinton era mais forte. Eu ouvi recentemente teoria muito interessante que talvez você não saiba: o Trump concorreu da primeira vez como uma manobra de propaganda para aumentar o salário enquanro apresentador do programa 'The Apprentice' e nunca esperava ganhar. Vi isto no filme do Michael Moore " Fahrenheit 9/11". Ao contrário desta vez ele perdeu o voto popular. Eu não me admira que isto possa ser verdade porque o Trump é um palhaço, um boneco que se tornou um ídolo.
ResponderEliminarE é o que o Chega precisa de arranjar para ganhar em Tomar: um ícone, um ídolo. É uma pena o Américo Costa não ter capacidade para comunicar senão ele dava um bom candidato pelo CHEGA, é alguém com coragem para se meter á frente das máquinas e interromper obras, pôs o fiscal fora da loja de uma maneira brilhante como se pode ver no vídeo do YouTube. Algumas velhas que lhe compram a mercadoria dizem que ele é maluco mas eu gosto de uma certa loucura, alguém fora da caixa. Não gosto de candidatos como o Carrão, estive a ver a segunda parte do podcast com o Carlos Trincão e não gostei. O Carrão é demasiado político, acho-o pouco natural. Eu prefiria alguém que não fosse político, que não tivesse carreira nas jotas. Espero que o Nuno Ferreira avance, que saia do armário e se assuma como candidato. Tomar está em muito mau estado, temos de correr com os socialistas.
O Helder está como eu. Já percebeu que os socialistas estão derrotados, mas ainda não consegue localizar o Trump nabantino. Não é fácil. Olhamos à roda e estamos na situação descrita pelo ébrio da anedota: "Tão bruto és tu como és tu." É tudo igual ou muito parecido. Melhores tempos virão. É forçoso que venham.
EliminarO Professor percebeu mal. Eu não acho que os socialistas estão derrotados, muito pelo contrário, eu acho que no momento são favoritos. E como os quero de lá para fora até acho que deveria de haver uma coligação de direita PSD com o CHEGA, que não vai acontecer, para os pôr de lá para fora. Eu também não gosto deste PSD do Carrão, por exemplo ele não tem coragem para criticar os funcionários municipais, diz que a culpa é do executivo. Este é apenas um desejo meu, jamais este PSD se vai coligar com o CHEGA.
EliminarEu até acho que com uma votação forte no CHEGA como eu desejo podemos vir a ter uma governação bloco central PS PSD e nunca uma aliança PSD com o CHEGA, como acontece com o país, o PS viabilizou o orçamento.
Pode explicar p.f. em que se baseia para considerar que em Tomar os socialistas "no momento são favoritos"? Apenas porque PSD e Chega não vão coligar-se? Ou por ainda não haver um candidato forte e convincente?
EliminarBasta ver o histórico das últimas eleições legislativas e europeias em que o PS venceu por maioria absoluta. E também falo com as pessoas na rua, dizem-me que "o PS faz, que fazem obra", que "o PS puxa para o pequenino" por lhes dar mais 10 ou 20 euros!!! O PS oferece aqueles vouchers do Natal e a malta está horas na fila para os adquirir por causa de 50 ou 100 euros e a malta adora.
EliminarSó que o PS fez obra com os fundos europeus e aproveitou o tempo dos juros baixos. Agora é diferente, os fundos europeus vão cair, a europa está em crise. Aquilo anda mau pela Alemanha. O executivo PS gabou-se durante muito tempo de não precisar de contrair dívida mas já teve de o fazer. Eles até levaram uma proposta á última assembleia municipal para regoniciamento de dívida que foi chumbada. O cinto está a apertar, este ano a verba para os vouchers já só são 30 mil euros!!! Em anos anteriores eram 100 e penso que houve um anos que chegaram aos 200 mil. A coisa está a ficar preta.
Estou a entender. Mas aqui em Tomar, o que têm para apresentar em 2025? Uma senhora que prometeu cumprir que lealdade as funções confiadas e a meio do mandato abandonou o barco? Outra que é apenas uma "mãos rotas" nos ajustes directos para festas e mais festarolas? Umas obras em que não há uma de que se possa dizer com justiça "benza-te Deus"? O realojamento, que multiplicou os problemas com as novas vizinhanças? Os funcionários municipais que estão visivelmente entregues a si próprios? AS novas obras em Carvalhos de Figueiredo e no centro histórico, que não estarão começadas antes de Outubro, com as desculpas do costume?
EliminarÉ muita asneira para tão pouca gente em tão pouco tempo.
Isso não interessa nada, eles vão dizer que todos cometem erros e vão pedir desculpa e mais não sei o quê. O PS e o PSD já têm as máquinas montadas, só que o PS é favorito porque o CHEGA vai roubar votos ao PSD. Nas últimas eleições de 2021 se você somar os votos do PSD com o CHEGA vai superar os do PS. Eu falo no CHEGA por é um player novo, foi a primeira vez que o CHEGA foi a votos em 2021. Você podia somar depois os votos do PS com os do bloco e do PCP e se calhar superava a direita.
EliminarEste é um dos problemas do nosso sistema eleitoral, onde há muitos partidos e os votos estão muito dispersos. Um mal menor seria acontecer como no primeiro mandato de Anabela Freitas onde o PS governou com a CDU, só que os partidos da extrema esquerda estão em queda e o CHEGA está numa trajectória ascendente logo o CHEGA vai causar muita mossa ao PSD.
O CHEGA tem de pôr em funcionamento a estrutura como os outros, os gajos dos partidos que estão na câmara e nas juntas andam pelas ruas e como as pessoas os conhecem dizem-lhes: "É pá, é preciso isto, ou é preciso aquilo, vê lá isso, fala com os gajos".... e depois essas pessoas, que se o partido ganhar serão os adjuntos, chefes de gabinete,secretários, etc..., eu chamo-lhes "os mamões", dizem que sim a tudo, ou que vão ver disso, mas depois não fazem nada ou vão intervindo conforme haja dinheiro. Dinheiro esse que vai diminuir bastante, já não vai ser como no passado. Vêm aí tempos de vacas magras.