José Ferreira - PSD Tomar
Opinião
T de Tomar e Turismo
Tomar, como sabemos, é um destino riquíssimo que permite um mergulho na história, cultura e património do nosso país, aliando ainda as nossas tão ricas tradições e a natureza.
Todavia, o turismo em Tomar ainda enfrenta alguns desafios. Apesar de ser uma cidade rica em história, a oferta turística poderia ser mais diversificada e mais bem estruturada, especialmente no que diz respeito a serviços para os turistas.
Certo é que assistimos nos últimos anos a um aumento e a uma qualificação da oferta hoteleira, contando agora com 974 camas em empreendimentos, a que se somam os alojamentos locais que já ultrapassam os 250, mas ainda falta fazer mais noutros campos.
A cidade carece ainda de uma maior sinalização e informação, disponível em várias línguas, o que poderia facilitar a experiência dos visitantes estrangeiros e que tanto tem sido falado, mas que em 11 anos ainda foi feito, já para não falar que o site criado para a divulgação turística visit-tomar, apresenta informação incorreta, não estando atualizado em diversos aspetos.
Além disso, a preservação do património e o equilíbrio entre o crescimento do turismo e a sustentabilidade ambiental são questões que merecem atenção, dado o aumento do número de turistas nas últimas décadas. Temos ainda um longo caminho a percorrer, no que diz respeito a infraestruturas, para garantir que o turismo seja mais inclusivo e acessível. Investimento em transportes vocacionados para movimento turístico, na criação de mais espaços culturais, como é o caso do Museu da Festa dos Tabuleiros que pelo que parece ainda não vai sair do papel, e na promoção de eventos que celebrem a cultura local, que poderiam ajudar a cidade a conquistar uma maior visibilidade e atratividade.
Tomar não pode ficar adormecida à sombra do Convento de Cristo. É preciso criar comunicação e articulação entre um dos monumentos mais visitados do nosso país e a cidade. Nada está devidamente pensado e articulado. Continuamos a deixar passar tempo e oportunidades que poderiam em muito valorizar a cidade.
A nossa cidade é, sem dúvida, um destino que merece ser mais explorado. A sua tranquilidade, aliada à riqueza do património e à hospitalidade dos tomarenses, faz dela uma excelente opção para quem procura uma experiência diferente, enriquecedora, autêntica e menos massificada.
O turismo em Tomar tem um grande potencial de crescimento, desde que o seu desenvolvimento seja feito de forma sustentável e respeitosa para com a história e o ambiente local. Tomar é uma cidade que mistura perfeitamente a história com a contemporaneidade, oferecendo uma experiência única. O futuro do turismo na cidade depende da capacidade de quem nos lidera, de saber preservar essa essência e de se adaptar às exigências do turismo moderno, sem perder o encanto que a torna especial.
José Ferreira
Secretário-geral adjunto do PSD de Tomar
No dia 10 de novembro, Guilherme Silva, Vogal do PSD de Tomar, publicou na Tomar na Rede a "Cadeia alimentar da indústria tomarense" que vai noutro sentido, levantando os problemas da industrialização, ou da falta dela.
ResponderEliminarhttps://tomarnarede.pt/sociedade/cadeia-alimentar-da-industria-tomarense/
Ou andam descoordenados, o que não acredito, ou estão a cobrir os setores todos. Talvez venha a seguir a agricultura.
Ainda bem que estão a despertar as sensibilidades desenvolvimentistas, mesmo que disparando às vezes alguns tiros para o ar. Como na última reunião da Câmara:
- Os vouchers voltam a atacar, com os contribuintes tomarenses a dar dinheiro aos turistas ricos que nos visitam. Uma medida aprovada por unanimidade.
- As startups têm um protocolo entre a Startup Portugal e a Câmara de Tomar estabelecido nas Web Summits. Também aprovado por unanimidade, apesar da pouca convicção sobre o seu efeito.
- Está disponível um lote na área empresarial, com construção embargada, na esperança de que desta vez haja interessados.
Sabemos porquê, a política em Tomar está a adquirir um ritmo frenético e ainda bem, depois de tanto tempo em que não se passa nada.
Outro aspeto que nos deve animar é o aparecimento de outros protagonistas e a revelação de novas facetas de alguns dos já conhecidos. É o caso da vereadora Filipa quando assume o cargo de presidente em exercício. Ao contrário do que dizem alguns opositores, está em grande forma, combativa e tem chegado para as encomendas, mesmo no estilo panfletário que muitas vezes adota.
Sr.engenheiro, o presidente da (salvo erro) Sabacheira, a que tem Vale dos Ovos no território, foi à Hertz dar uma entrevista a dizer que são resmas de empresários, diria mais: paletes de empresários, que o procuram a ele para investimento em Vale dos Ovos, assim a câmara invista lá uns milhões de euros. Parece que é mais vantajoso investir em Vale dos Ovos do que em Santa Cita porque fica mais perto da auto estrada e da linha do Norte!!!???!!! Lembro o sr. Presidente da junta que em santa cita também passa o comboio, não fica é tão perto do litoral. Disse até que tem u gajo que quer investir 5M€ num produto inovador que não existe em mais lado nenhum???!!! Não avança porque a câmara ainda não investiu uns milhões lá em vale dos ovos!!! Vão falar com o sr.presidente de junta, ele é o novo Tomarinveste. A pipinna anda a passear pelo mundo á procura do investimento, até vai a web summitt no rio de janeiro, e não trás nada para Tomar, só despesa. Já o sr. Presidente da junta...
EliminarAfinal faltava só descobrir o resto do nome de Chão de Maçãs -Vale dos Ovos DE OIRO! Parabéns ao sr. presidente de Junta que lá conseguiu chegar antes de todos. E se o tal investidor do produto inovador conseguir o que pretende, passaremos a ter Chão de Maçãs - Vale dos OVOS DE URÂNIO 235. No mínimo! Sempre fomos um concelho bombástico. Tem estado é um bocado adormecido, por causa da opção pelo turismo, como não se cansa de escrever o outro.
Eliminar