Com a devida vénia e os agradecimentos ao prezado conterrâneo autor da imagem.
Castelo dos Templários - Convento de Cristo -Património da Humanidade da UNESCO desde 1983
O MILAGRE DE S. GUALDIM DA LUZ
https://www.facebook.com/antonio.costacabral.3
Os prezados conterrâneos António Costa Cabral e Manuel Júlio Schulz publicaram no Facebook, cada qual a sua mensagem jubilosa - Há de novo luz na torre de menagem do castelo gualdino! Aleluia! Tomado pela minha irreprimível tendência para o escárnio e maldizer, ia a escrever que é naturalmente uma boa notícia. Que está muito melhor do que estava, mas que há mais problemas por resolver na iluminação do Castelo e do Convento.
Como bem devem saber os tomarenses pensadores, há três vias de acesso a Tomar, uma vinda do sul, a principal, outra vinda de nascente e outra de norte. A quarta, a do poente ou de Paialvo, é usada sobretudo por residentes nos arredores. Quem viaja durante o dia em direcção a Tomar, por qualquer uma das três principais, depara-se com um panorama deslumbrante do conjunto monumental Castelo-Convento, o maior conjunto edificado do país, excluindo Mafra, que é bastante mais recente e menos heteróclito.
Infelizmente para esses viajantes, sobretudo para os turistas, se chegarem a Tomar de noite, apenas podem ver a parte iluminada do Património da Humanidade. Grande parte das muralhas e a torre de menagem do castelo templário, com todo o aspecto de um cenário cinematográfico em contraplacado. Situação que agora se agravou, ao terem substituído as velhas lâmpadas de sódio (se calhar porque já não se fabricam) da iluminação da torre de menagem, que assim perdeu o aspecto cromático mais antigo, ficando com o mesmo tom de toda amuralha. É pena.
É pena, porque ainda nunca foi executado um plano de iluminação contemplando toda a fachada sul e poente, numa primeira linha, seguindo-se no interior, sucessivamente, a Charola e as ruínas da sala do capítulo incompleta, com os claustros do convento novo a fechar o circuito.
Ia a escrever tudo isto, sujeitando-me uma vez mais ao opróbio dos que deviam governar e que são alérgicos à crítica, mas especialistas a empurrar a culpa para os outros, quando me dei conta do óbvio. Tão óbvio que até cega. A retoma na iluminação na torre de menagem ocorreu no passado dia primeiro de Novembro, dia de todos os santos. Terá sido portanto um milagre de S. Gualdim da luz na Torre, com o devido respeito.
Só pode, porquanto se desconhece quem encomendou, quem pagou ou quem efectuou a indispensável reparação eléctrica. Administração directa? Consulta prévia? Ajuste directo? Acordo de compensação ou troca de prestações? Concurso público? Poucos saberão e também não interessa nada. Os profissionais da informação não têm nada que andar a meter o nariz nas contas da administração. Era só o que faltava! Só pode causar chatices.
Com este milagre de S. Gualdim da luz na Torre , o executivo municipal todo (uma vez que a oposição está praticamente sempre de acordo com a maioria nas grandes questões), fica com uma auréola de santidade, uma irmandade nabantina. Para mim, contudo, é cada vez mais evidente que a actual autarquia (executivo + quadros superiores) se vai parecendo progressivamente com uma quadrilha, tanto nos gestos como nos modos. Deve ser só o meu habitual mau feitio a manifestar-se. Oxalá seja só isso!
O Professor não vai gostar do que vou "escrever" mas acho que dão demasiado importância ao castelo e ao convento. Acho inclusive que estragaram os monumentos de Tomar com as obras de "conservação". Eu sou fã do programa de entretenimento do canal história "Pawn Stars" que traduzido para português significa "estrelas dos penhores" e quando lá levam uma moeda rara para ser avaliada se esta tiver sido limpa perde imenso valor, o avaliador até se arrepia!!!
ResponderEliminarO turismo trás emprego com baixos salários, eu tenho uma familiar que trabalha num hotel de 4 estrelas em Tomar que nem recebe horas extraordinárias, se as trabalhar depois goza folga, e tenho um amigo que é dono de hotel e dá a chave aos hóspedes para entrarem e saírem durante a noite, não quer empregar uma pessoa porque fica muito caro!!!
Tomar está cada vez mais pobre, já aqui dei o exemplo do parque automóvel, vêm-se chassos com 40 anos mas posso-lhe dar mais exemplos como por exemplo não haver um ginásio de jeito, e os que há pedem-me uma fortuna para eu me exercitar. Ginásios com equipamentos muito velhos e em mau estado. Eu mostro-lhes o dedo do meio quando eles me pedem 50 euritos por quinze dias!!! Não vejo melhorias no futuro, a malta é hipnotizada pelos big brother, casa dos segredos, etc..., deviam de proibir essa porcaria. Se proibem o tráfico de droga proíbam esses programas que dão cabo do cérebro aos portugueses.
Absolutamente de acordo consigo quanto ao "restauro dos monumentos". Pronunciei-me em tempo útil contra a lavagem do Coro alto do Convento, ume autêntica barbaridade, que põe em risco o futuro daquele monumento, por causa das chuvas ácidas. Infelizmente nada consegui. O sector da construção ligado ao restauro e conservação, tem muita força. E uns envelopes por baixo da mesa compram muitas consciências. É o país que somos. O resto vem por acréscimo.
ResponderEliminar