segunda-feira, 25 de novembro de 2024


Política local - Comemoração do 25 de Novembro

Direita pró ocidental 1 Esquerda Unida 0

Nos anos 65-70 do século passado, acompanhei como guia correio vários circuitos Paris -Moscovo -Escandinávia. Com a duração de 21 dias, atravessava-se em autocarro de turismo a Alemanha Ocidental, a Alemanha de Leste, a Polónia, a União Soviética, a Finlândia, a Suécia, a Dinamarca e a Bélgica. Numa dessas viagens, combinou-se com a guia local polaca que no circuito seguinte haveria uma soirée cultural, com música e debates  entre os turistas e a população local.
No dia combinado, a sala estava preparada, com bebidas e tudo, era grande a expectativa entre os turistas por poderem finalmente trocar ideias em francês com os habitantes de um país comunista da órbita soviética. Infelizmente, chegada a hora lá fomos no autocarro, para concluir que faltara a energia eléctrica na sala e no edifício da mesma, pelo que o evento previsto não podia realizar-se. E o circuito continuou...
Nunca pensei que, 65 anos mais tarde e na minha amada terra, políticos de esquerda ousariam o impensável numa democracia saudável de tipo ocidental. Nem sequer recorreram à falta de luz, ou coisa semelhante como desculpa. Limitaram-se a boicotar uma sessão comemorativa do 25 de Novembro 1975, que ainda hoje causa azia nas hostes comunistas, não comparecendo na sessão do parlamento municipal, marcada para esse efeito e assim obrigando à sua anulação por falta de quórum.
A situação é particularmente bizarra, pois sabe-se que a nível nacional o Partido socialista e o Bloco de Esquerda participaram normalmente na comemoração efectuada na Assembleia de República, estando presente o presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o General Ramalho Eanes.
Que terá acontecido desta feita em Tomar, para que uma maioria sociológica de direita se tenha  transformado bruscamente numa "esquerda unida jamais será vencida" ?  Querem ver que há um equívoco qualquer algures?
Certo é que, no meu fraco entendimento destas coisas,  PSD, CDS e Chega marcaram pontos, enquanto a esquerda unida CDU-PCP-PS terá conseguido uma vitória pírrica. Com outra assim, ficam fora de combate por falta de votos, como a seu tempo se verá. Daí o título  desta crónica. Ganharam de facto desta vez os que defendem a democracia do tipo ocidental, mesmo sem ter havido debate...



5 comentários:

  1. O pastor recusou-se a ir e os borregos seguiram o grande líder e também não foram porque quem tem cú tem medo e ainda se arriscam a ficar fora das listas e a perder os euritos da senha de presença que dão muito jeito. Incompreensível e vai contra a história do PS que se opôs ao comunismo!!!

    ResponderEliminar
  2. O Tempo costuma ser como o azeite, a verdade acaba por vir ao de cima, em Portugal e em Tomar pior, passados 49 anos começamos a ver as mascaras cair de pseudo democratas e donos do 25 de Abril.
    A maioria dos militares do quadro permanente , ou como eles foram intitulados os PUROS ( contra os Espúrios ) num movimento puramente corporativo de capitães e alguns já majores promoveram um golpe militar sem nenhuma ideia política na maioria deles , mas para manter privilégios, ou não tivesse sido o Exército o suporte da política Ultramarina de Portugal nas décadas de 60 e 70 .
    Evidentemente que a União Soviética que tinha apoiado e financiado o partido comunista e os movimentos de guerrilha das colónias , mandou para Portugal os seus lacaios com um plano político bem determinado.
    Abocanhar as colónias e se possível tornar Portugal uma Cuba do Ocidente.
    Temos que ter em atenção que no ano de 1975 os Estados Unidos da América , que sempre tiveram uma posição pouco favorável a Portugal em em especial com o Kennedy abertamente a favor da entrega das colónias e das suas riquezas, estavam a sofrer uma derrota vergonhosa no Vietnam e a ter que sair ainda pior do que nós das colónias.
    Daí a tardia reação que tiveram quando perceberam que Portugal estava no PREC e a grande velocidade para um estado comunista.
    Enviaram o Frank Carlucci e com a CIA conseguiram convencer o Mário Soares e o seu ego, para se opor ao antigo empregado do seu pai no colégio Moderno de Lisboa de seu nome Álvaro Cunhal ou o Daniel, Duarte etc. para os comunistas.
    Passados os 49 anos e em Tomar , cidade baluarte do Estado Novo e grande centro de mobilização militar até ao 24 de Abril, onde alguma memória de militares apoiantes do regime que em 25 de Abril se transformaram nos mais revolucionários possível ( há um que fez mais de 3 comissões como oficial do quadro e comando e hoje é um paladino dos irmãos que combateu e escritor.. ) e depois do arquivo do Quartel General de Tomar ter ardido, encontramos ainda uns revolucionários , alguns deles ainda nem tinham nascido em 1975 mas que perpetuam a histórias dos grandes anti fascistas e heróis que fizeram Portugal e Tomar o que é hoje!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comando e escritor só pode ser o Coronel Matos Gomes, antigo aluno do colégio Nuno Álvares. Os capitães de Abril já não eram "puros", os oficiais como o Salgueiro Maia entraram na Academia Militar porque havia muita necessidade de oficiais, o próprio o confirmou em entrevista que está no YouTube. Hoje em dia um oficial da academia militar demora 5 anos a ser formado e na altura nem chegava a 1!!! O herói do 25 de Novembro, Ramalho Eanes, passou de tenente Coronel a General!!! Aquilo era uma bandalheira!!!

      O meu falecido pai fez uma comissão na Guiné, saiu em 1971 como primeiro cabo paraquedista e voltou para a tropa por convite em 1977 porque os paraquedistas não tinham pessoal porque foram muitos oficiais e sargentos expulsos depois do 25 de Novembro. O meu pai disse-me que na altura os oficiais e sargentos andavam a fazer as rondas porque não haviam praças. Alguns foram presos mas acabaram por não sair.

      Como vocês sabem os páras estiveram no olho do furacão do 25 de Novembro, de onde foram derrotados. Todos esses militares que estiveram envolvidos no golpe e que foram saneados, uns foram para a GNR, outros para o exército, foram todos indemnizados em muitos milhares de contos e as carreiras repostas. O meu pai saiu em 2004 por limite de idade no posto de sargento chefe e os outros passaram-lhe á frente e foram promovidos por decreto a sargento mor e receberam todos os subsídios de salto que não realizaram como se os tivessem efectuado. Os sargentos saíram todos como sargento mor e penso que os oficiais saíram todos na patente de Coronel, mas não tenho a certeza. Não perderam nada. Anos mais tarde apareceram os movimentos sindicais das forças armadas, que eram proíbidos. O actual presidente da associação nacional de sargentos, António Lima Pereira, esteve preso e sofreu muitos processos disciplinares. Era vedado aos militares meterem-se em política. Ele esteve muitos anos como primeiro sargento MME (mecânico de material eléctrico) da Força Aérea e não podia ser promovido a sargento ajudante porque estava sob a alçada disciplinar. Ele saiu como sargento mor do segundo escalão (o máximo), e viu a carreira toda reconstruída administrativamente!!!

      O Mário Soares sempre foi um oportunista. Morreu multi milionário. Como a maioria dos socialistas ele só é socialista por conveniência. Socialista era o Álvaro Cunha, o Soares meteu o socialismo na gaveta. O Salazar morreu pobre.

      Eliminar
  3. Estou-lhe sempre a dizer que os Tomarenses e os Portugueses em geral não se interessam por política. Por curiosidade fui ver ao Facebook do Tomar na Rede e por volta das 1800 só haviam 19 comentários á notícia do cancelamento da sessão. Esperava muitos mais!!! E alguns eram em resposta ao Nuno Ferreira do Chega. Adorei o comentário da (salvo erro) Lia Ferreira em resposta ao Nuno Ferreira ter escrito que "Em breve o reinado deles terminará": "Isso pensa voce, Tomar está cheia deles", escreveu a senhora. Ora aqui está uma mulher inteligente, pensei eu... Sempre escrevi que o PS é favorito.

    ResponderEliminar
  4. Nas próximas eleições autárquicas, o CHEGA vai ser o instrumento que vai fazer com que o PSD deixe cair a máscara de democrata de centro direita ou não.
    Será provável que o CHEGA eleja um vereador, fazendo o PS perder a maioria, se o PSD pelo menos mantiver os 3 vereadores que tem.
    Nessa altura vamos ver se também em Tomar vão aparecer as linhas vermelhas ao CHEGA em vez de se coligarem para o PSD assumir a CMT.

    ResponderEliminar