quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Tomar, terra dos cinco Tês

Até agora esta santa terrinha tem sido conhecida como Tomar terra templária de turismo. Terra de quatro tês, portanto. Tenho porém a impressão que, pelo caminho que as coisas levam, não tardará muito para sermos conhecidos como a terra dos 5 Tês. Com o tê de TONTICE = coisa de tontos.
Refiro-me à Festa Templária. Alicerçada nas verbas de Bruxelas, a ADIRN -Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, um organismo sediado alhures, resolveu organizar anualmente em Tomar uma Festa Templária. Naturalmente visando o desenvolvimento do turismo local, posto que este tipo de eventos nunca dá lucro por estas bandas. Com a colaboração de entidades locais, entre as quais o Município (câmara + juntas) e o IPT, a coisa foi marcada para Maio. Uma data excelente para fomentar o turismo fora de época, uma vez que contribui com um evento para alargar a "saison", uma das maiores dificuldades de todas a regiões turísticas europeias.
Porque na edição anterior a afluência não foi a esperada, ou por qualquer outra razão que me escapa, os mentores da Festa Templária conseguiram agora convencer a presidente da câmara e o IPT a mudar a dita festa para Julho. Percebe-se. Em Julho são as férias grandes,  estamos já em plena época alta, pelo que haverá sempre muito mais visitantes, o que melhorará os relatórios a enviar para Bruxelas, via Lisboa, justificando os euros gastos.
Para melhorar a coisa, até foram meticulosos. Escolheram o segundo fim de semana de Julho. E tanto a presidente da autarquia, que dá emprego a dois ou três técnicos superiores de turismo, como o representante do Politécnico, que tem um curso superior de turismo, que forma os ditos técnicos, acederam à ideia dos senhores da ADIRN. Nem ai nem ui. Ninguém se lembrou que no segundo fim de semana de Julho de 2019 temos também a Festa dos Tabuleiros. Assim, além de deixar de contribuir de forma eficaz para fomentar o turismo fora da estação alta, a Festa Templária vai encavalitar-se na tradicional festa grande dos tomarenses. Ou haverá também a intenção subjacente de inovar nessa área, levando alguns tabuleiros a cavalo?
É claro que será sempre possível emendar a coisa, dizendo agora que a Festa Templária será sempre no segundo fim de semana de Julho, salvo quando houver Festa dos Tabuleiros. Mas não passará de mais um remendo. De qualquer forma, mais tontice, menos tontice, praticamente já ninguém se rala, nesta terra cada vez mais dos 5 Tês.
Pobre da terra que tem tão pobre gente!

1 comentário:

  1. Tontice...e razoes que lhe escapam...pois a alteração da data da Festa templaria foi ideia dos senhores da Adirn ???!!!!!! ...bem realmente fala do que desconhece...já o ano passado em plena apresentação da Festa na Camara falamos disso , de festejar algo que diga respeito á gesta dos tomarenses (escrita na pedra) ou seja o Cerco, assim como os outros lugares templarios que serviram de modelo, onde tambem existe a festa , comemoram um evento, nao fazem a festa numa data aleatoria e vazia de significado...e tb no nosso Blog poderia ver isso assinalado em junho logo no fim da festa. do ano passado ...Quanto a festa dos Tabuleiros eh so de quatro em quatro anos e podem conviver as duas, como tb ja dito .

    ResponderEliminar