domingo, 13 de abril de 2025

Turismo e equipamentos de acolhimento

 



Quem não consegue acompanhar desdenha...

Um certo grupelho local, que me abstenho de identificar aqui, procurando assim evitar futuros aborrecimentos, pois alguns desses "cidadãos" até são ocasionalmente violentos, continua a insistir no boicote activo ao TAD3. Fazem muito bem. Cada qual só deve ouvir a música que lhe agrada, e a minha é frequentemente agreste para essa gentinha, e respectivos seguidores.
Apesar do boicote, ou se calhar por isso mesmo, os aprendizes censores são os primeiros a ler e criticar entre si os escritos deste blogue, o que naturalmente se agradece. Como acontece com frequência, alguns ficaram agastados com a crónica anterior, sobre a comparação Convento de Cristo - Castelo de Leiria e a falácia de reindustrialização nabantina, como argumento para não fazer o indispensável e urgente. No caso os equipamentos turísticos de acolhimento.
Cabeçalmente fracos, não podendo negar as evidências, foram forçados a usar a argumentação mais rasteira: Leiria e Tomar não são comparáveis, em termos de equipamentos turísticos, porque a cidade do Liz tem mais de 100 mil eleitores e Tomar nem aos 34 mil chega. Pois seja, meus senhores e minhas senhoras.
Mas logo mais acima, a menos de 100 quilómetros, temos Montemor o velho e o seu imponente castelo, que registou 150 mil visitantes em 2024, numa terra com apenas 21.577 eleitores inscritos (Tomar tem 33.400), e sem entradas pagas naquele monumento, salvo aquando dos festivais anuais.
Pois apesar do apontado, a vila de Montemor o velho está ligada ao seu castelo por 3 troços de escada rolante gratuita, desde 2013. (ver imagens supra).
Se me permitem um desabafo final, sugeria aos palpiteiros, achistas, especialistas de ideias gerais e aprendizes censores, que viagem, que leiam,  que observem,  que olhem com olhos de ver, antes de debitarem as habituais bacoradas. Pode ser? É que Tomar está mesmo a ficar para trás e se ninguém lhe acode com seriedade...

Sem comentários:

Enviar um comentário