Imagem Município de Tomar - Facebook
Roda do Mouchão
Roda ecológica, mas só a fingir. Para turista ver e tirar selfie com ela em fundo. Os tomarenses amantes da tradição e da terra que se lixem. Que vão pregar para outro concelho!
Informa a Câmara, via Rádio Hertz, que vamos ter roda nova no Mouchão, pronta para a Páscoa, a tempo portanto de encantar os visitantes pançudos do Congresso da Sopa (ou da lavadura, dizia o falecido Gonçalo). Falam de reabilitação, mas segundo a própria notícia, da actual roda apenas vão aproveitar o eixo e pouco mais.
Compreende-se. Os funcionários municipais, neste caso os carpinteiros, têm sempre algum interesse pessoal na compra de materiais para a autarquia, sendo por conseguinte mais vantajoso fazer uma roda nova do que reparar a antiga. Leva mais madeira nova e o trabalho é quase o mesmo.
De qualquer forma, é uma iniciativa louvável e que se aplaude, mas que seria ainda mais louvável se aproveitassem para restabelecer o tradicional processo de rega por regadeira, que abrangia todo o Mouchão, sem mais gastos de energia.
Respeitava-se a tradição, evitavam-se alguns banhos acidentais forçados, poupava-se água da rede e energia, sendo também importante para mostrar às crianças das escolas. Em boa pedagogia, nada substitui com vantagem os exemplos em pleno funcionamento.
É pouco provável que o façam, até porque exigiria mais trabalho, empenhamento e um jardineiro em permanência. É pena, porque assim estaremos apenas perante mais uma fantasia para turista ver, um faz de conta, uma vez que a água tirada pela roda retorna logo a seguir ao Nabão, sem qualquer utilidade real, para além da exibição fortuita. Em tempos de necessidade de poupança de água e de sustentabilidade, deve dar que pensar, nas terras onde ainda se perca tempo com isso...
Sempre muito exigente, Antonio Rebelo. É demais lembrar e reinvindicar o sistema de rega original no Mouchão. A trabalheira e as chatices que isso iria dar, o que isso significaria de superação para esta Presidência da Câmara Municipal. Há coisas mais fáceis de fazer para captar a simpatia e o reconhecimento popular. Saia mais um concerto na Várzea grande…
ResponderEliminarInteiramente de acordo consigo. Mas convém lembrar que escrevo sempre "para memória futura". E mesmo assim, ainda haverá na actual maioria quem seja capaz de garantir, dentro de algum tempo, que só não restabeleceram o sistema tradicional de rega por gravidade com água da roda, porque ninguém falou nisso na altura...
Eliminar