Imagem Tomar na rede, com os agradecimentos de TAD3.
Autárquicas 2025
Dois subsídios extraordinários que mostram bem como é a actual política autárquica em Tomar
A atribuição pela maioria PS de mais dois apoios extraordinários a duas colectividades do concelho, foi a ocasião para mais uma troca de galhardetes com a oposição PSD, pondo a nu a política PS visando a manutenção no poder mediante a oportuna compra de apoios.
De acordo com os dados que foi possível recolher, Tomar é de longe o concelho com mais colectividades por eleitor. É também a autarquia que mais altos subsídios anuais e extraordinários atribui a essas associações.
Conhecedores deste contexto, afinal uma das causas escondidas da crise tomarense, os vereadores do PSD acusaram os socialistas de compra de votos, e foi aqui que houve surpresa. Em vez de se defenderem, procurando justificar a sua política de subsídios com critérios culturais, por exemplo, os socialistas adoptaram a técnica futebolística, segundo a qual a melhor defesa é um bom ataque.
Vai daí, diz a notícia, desafiaram os social-democratas a ser coerentes, votando contra a atribuição dos dois subsídios extraordinários, o que a oposição recusou, manifestando-se a favor, apesar de se tratar de óbvia compra de votos. Maneira discreta de reconheceram que "PS e PSD, afinal andamos todos ao mesmo e a vida custa a todos", uns mais do que outros.
É com atitudes incoerentes destas que o PSD pretende obter uma maioria? Se é tudo farinha do mesmo saco, e serve para cozerem todos o mesmo tipo de pão, onde está a alternativa? Qual a mudança possível?
Não é só em Tomar, é assim em todo o lado. É um dos perigos da democracia. Os eleitores votam por empatia e por interesse pessoal e não pelo interesse colectivo.
ResponderEliminarSe o professor Rebelo perguntar no google: "qual a percentagem da população é considerada inteligente?" vai ter como resposta 2% e a democracia são 50% dos votos mais um!!! A inteligência mede-se através de testes. Há malta que a quem a "beça" não trabalha....
Está por demonstrar que seja assim em todo o lado. Conheço terras em que os partidos políticos conseguem manter uma certa coerência e concordância entre aquilo que dizem e aquilo que praticam.
EliminarNeste caso dos dois subsídios extraordinários, havia duas posições possíveis: 1- Criticar e depois votar contra; 2- Calar-se e votar a favor, como veio a ocorrer. Ao tentar o malabarismo de ser contra mas votar a favor, o PSD mostrou a sua natureza.
Estou a ver o video da hertz sobre a carta dos sabores de Tomar. Sempre aqui elogiei as iniciadivas da câmara e esta é mais uma delas que elogio, é uma boa ideia, só que falta qualidade aos empresários tomarenses para crescerem os negócios. Deveria de ser a nersant de Tomar a ir para a frente com estas iniciativas, este não deveria de ser o trabalho da câmara. Resta depois saber os números das iniciativas, isso não dizem eles. No tempo do Paiva/PSD não havia nada disto...
ResponderEliminar