Aspecto das ilhas Berlengas - Peniche.
Turismo
Autarcas ricos
autarcas pobres e pobres autarcas
Jornal de Leiria - Taxa turística rende 290 mil euros à Câmara de Peniche
A notícia vem de Leiria, outro mundo a apenas 44 quilómetros de Tomar. Decidida em 2023 para entrar em vigor em 2024, a taxa turística de um euro por cada noite e pessoa nos alojamentos turísticos locais, rendeu à Câmara de Peniche a bonita soma de 290 mil euros no primeiro ano de cobrança.
Permitiu jgualmente ficar a saber, sem margem para dúvidas, que durante o ano de 2024 foram registadas no concelho de Peniche 290 mil pernoitas. É pouco? Talvez. Mas temos de ter em consideração que há neste país, de acordo com o respectivo comportamento cívico, autarcas ricos, autarcas pobres e pobres autarcas.
Estes de Peniche são visivelmente autarcas com comportamento de pobres, que resolveram sacar dinheiro aos pobres turistas que os visitam. Já era de desconfiar, quando se tem uma vice-presidente Petinga de seu nome, que portanto nem a sardinha chega.
Já em Tomar, terra próspera, a situação é outra. Os senhores autarcas ricos preferem as festarolas à borla e os anúncios solenes de 200 mil visitantes nos monumentos sob controlo municipal, em vez de onerar os pobres "turistas de qualidade" com taxas de alojamento fora de propósito. Sabe-se lá se foram mesmo 200 mil ou muito menos, pois não há qualquer verificação fiável. O raio da taxa de alojamento até era bem capaz de ajudar a desmontar a eventual tramoia.
Por conseguinte, e pelo menos até ao final do ano, em Tomar taxa turística nem pensar. Somos ricos. Até fornecemos alojamentos quase à borla. Não precisamos das esmolas dos turistas, muitos deles "de pé descalço", para nada. Era só o que faltava!
Não temos adequadas estruturas de acolhimento, nem equipamentos essenciais para o turismo moderno? Paciência! O dinheiro não chega para tudo. Querem mijadouros ou festarolas à borla? Alojamentos sociais ou equipamentos para os turistas? Há que optar, quando se faz a cruzinha na papeleta.
Sem comentários:
Enviar um comentário