sábado, 23 de julho de 2016

Crónica estival 4

O caso spotlight e o caso ParqT

Bom filme na passada quinta-feira, na piscina. Boa iniciativa do Cine-clube de Tomar, esta do cinema ao ar livre a um euro. É à quarta-feira, às 21H30. Aproveite!
O filme, premiado com o oscar de melhor filme do ano, tem por título "O caso spotlight". Mostra o grande jornalismo de investigação nos USA, com a mesma qualidade e eficácia daquele que permitiu derrubar o presidente Nixon, após o escândalo Watergate. Onde isso já vai!
Desta vez tratava-se de investigar e denunciar o escândalo da pedofilia de padres católicos, nos Estados Unidos e alhures, dado que, como se sabe, "as mesmas causas, nas mesmas condições exteriores, produzem sempre os mesmos efeitos. Tudo geralmente abafado na medida do possível pela hierarquia episcopal e cardinalícia...
Por falar em jornalismo de investigação, convirá registar ser coisa que praticamente não existe em Portugal. E nas pequenas cidades, como Tomar, não há meios humanos, não há recursos materiais, não há vontade, nem há coragem cívica para tanto.
Armado em D. Quixote, há anos que tento conseguir acesso ao processo ParqT. Pois apesar de existir uma lei que garante o direito à informação (46/2007) e portanto o acesso a todos os documentos administrativos que não sejam classificados, continuo no aguarda, como se diz na outra margem atlãntica. (ver documentos reproduzidos abaixo).
O que será que as sucessivas gerências autárquicas procuram esconder? Agora que, à primeira vista, já resolveram tão espinhoso assunto, graças aos esforços do vereador da CDU, vai ser finalmente possível consultar o referido processo? A minha curiosidade é muita. E as minhas dúvidas bem grandes.Tão grandes como a dívida à ParqT. E não tenciono desistir.




Sem comentários:

Enviar um comentário