quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Incompetentes? Não senhor. É só má língua

Nestas sete décadas aqui pelas margens do Nabão, já conheci quatro ou cinco iluminações diferentes no Castelo dos Templários. Todas com os mesmos problemas: Concepção e execução muito deficientes; falta de manutenção regular. Ambas saltam à vista nestas duas fotos, que extraí da net, uma graças ao Tomar na rede.
No panorama nocturno, o castelo não tem Torre de Menagem, a sua parte mais importante, e o ângulo da sapata junto à Torre de Dª Catarina também já está na penumbra. A demonstrar que as diversas entidades intervenientes, uma vez concluídas as empreitadas e embolsadas as respectivas escorrências, consideram os assuntos arrumados. Como se as obras, sejam elas quais forem, não necessitassem depois de regular manutenção. No caso presente, quem deve substituir as lâmpadas, naturalmente de duração limitada? E realinhar os projectores em função da experiência colhida? E limpá-los? Não vale a pena?


Além do acima apontado, o que mais me choca nesta panorâmica, apesar da sua beleza, é o aspecto singular do imponente castelo templário. Sem cabeça, parece um mero cenário de cartão, sem nada no seu interior. Claro que os tomarenses mais atentos sabem bem que assim não é. Mas os turistas senhores? E os ignorantes?
A foto seguinte, tirada num ângulo semelhante mas de dia, mostra bem o que se perde na visão nocturna.
Apesar das sucessivas empreitadas de instalação de projectores, ainda ninguém parece ter percebido que, por detrás das muralhas, existe o maior e o mais rico convento do país anterior ao século XVIII. Com 8 claustros e a mais original construção manuelina do Mundo. E a única igreja templária octogonal do século XII. É pouco?
Para os incompetentes que vamos engordando tudo é sempre pouco. Excepto quando os criticamos. Aí passa a ser demasiado.
Enquanto continuar a não haver coragem para ir além da sacanagem que finge governar, contentemo-nos com esta bela foto. E umas visitas lá acima, de quando em vez, para se certificar que o monumental conjunto ainda lá está. Com o que por aí vai, designadamente na banca, nunca fiando...

Visite Tomar
Capital da aselhice


Sem comentários:

Enviar um comentário