sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Objectivos opostos - 3

COMPARANDO TOLEDO E TOMAR

Abordei aqui em tom irónico o caso dos autarcas de Toledo, que mantêm o Tejo limpo de algas, ao invés do que acontece em Tomar, decerto para proteger os peixes nabantinos do calor do verão, segundo se pode deduzir das declarações de um biólogo anteriormente citado neste blogue.
Pelo retorno obtido sobre essa peça, concluí ser indispensável avançar informação mais detalhada sobre Toledo, de forma a que os leitores saibam realmente do que se está a falar. Então, aqui vai. 
Toledo tem actualmente 83 mil habitantes, dos quais cerca de 10 mil residem no interior das muralhas. Nas eleições municipais de 2015, a abstenção foi de 28,06%, os brancos 1,68% e os nulos 1,58%. Recorde-se que em Tomar, menos de 35 mil eleitores, a abstenção foi de 43,06%, os votos brancos chegaram aos 3,68% e os nulos aos 2,85%. O que nos dá uma abstenção bruta (abstenção+brancos+nulos) de apenas 31,32% em Toledo, contra 49,60% em Tomar. É obra!
O conselho municipal de Toledo, equivalente à nossa Assembleia municipal, conta com apenas 25 membros, contra 32 em Tomar. Desses 25 concejales, 9 são do PP, 9 do PSOE e os restantes sete de duas outras formações políticas locais.

Foto Tomar a dianteira 3

O Excelentíssimo Ayuntamiento de Toledo, dá emprego a 626 pessoas. Segundo a própria classificação daquele órgão, esses 626 empregados pertencem a duas categorias: 421 funcionários e 205 trabalhadores. Cabe relembrar que, para menos de metade da população toledana, Tomar emprega à volta de 500 cidadãos, todos funcionários. 
Apesar deste evidente fosso, haverá decerto quem ainda tente justificar o injustificável -um corpo de funcionários municipais nitidamente excedentário, no qual ainda por cima escasseiam os trabalhadores e abundam os chefes sem tarefas efectivas atribuídas. É evidente que os ditos funcionários não são os culpados de tal estado de coisas e têm direito, como qualquer outro cidadão, a ganhar a sua vida por conta de outrem, neste caso na administração local. Este texto não é portanto contra eles, ou contra quem quer que seja. Visa apenas alertar e esclarecer os eleitores.
Agravando singularmente a situação comparativa, os 626 empregados do município de Toledo incluem 119 elementos da polícia municipal e 74 dos bombeiros, num total de 193. Ou seja, dado que Tomar não tem polícia municipal, Toledo dispõe de menos funcionários que Tomar, para mais do dobro da população. Têm razão os publicitários de nuestros hermanos peninsulares. España es diferente. Ó se é!
Por isso a gasolina custa em Espanha menos 30 cêntimos/litro. Fora o resto, que não é nada pouco. Mas como escreveu Voltaire, colocado-o na boca de Pangloss, em Portugal e sobretudo em Tomar, vai tudo bem no melhor dos mundos possíveis
Só falta saber até quando.

Sem comentários:

Enviar um comentário