quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Parque de campismo = Um beco sem saída

Se, em vez de entrar pelo sul, por estrada ou caminho de ferro, o desprevenido e nada afortunado viajante que demanda Tomar resolve entrar pelo norte ou por nascente, também não tem sorte nenhuma. Entrando pelo norte, chega ali àquela hipótese de rotunda da Várzea pequena e fica todo contente, por constatar que há sinalização bem visível:


Erro dele. Uma vez na Rotunda Alves Redol, se queria ir para o Parque de Campismo, qual o caminho a seguir? Conclui então que lá haver sinalização há, mas não é a adequada;

O campismo fica para que lado?

Se vem pela Estrada de Coimbra, o viajante integra um de dois grandes grupos -o dos que habitam nas proximidades e os outros, os turistas propriamente ditos. Chegado à zona dos hipermercados, o viajante de proximidade nem sequer olha para esta absurda sinalização:


Está farto de conhecer o caminho, o que lhe permite ir eventualmente matutando maldades do género "Estes gajos da câmara têm cá cada ideia..."
Já o viajante de logo curso, o dito turista que os nossos queridos autarcas gostariam mais de ver longe, porque só dá chatices, esse olha para as placas sinalizadoras e benze-se, caso seja católico praticante. Para que quer ele saber dos campos de ténis, das piscinas, do recrutamento militar ou do Politécnico? E da A13 Lisboa? De lá, da A 13, vem ele. Boa ideia era indicar o Convento, que foi para o visitar que veio, o turismo, para perguntar como lá chegar, ou um bom alojamento para descansar... Mas isso pelo jeito é pedir demasiado aqui aos provincianos, com a mania que são urbanos e modernaços. Vê-se!
Ultrapassada a rotunda do Bonjardim e seguindo a indicação Parque de Campismo, o viajante chega aqui e fica na dúvida:


Campismo em frente? Ou campismo para a esquerda? Aquela seta branca em fundo azul indica em frente. Errado! É para a esquerda.
Poucos metros percorridos, surge esta maravilha:


Se é proibido virar à direita, qual a utilidade da placa indicando que  o parque de campismo é para a esquerda?
E finalmente o ansiado Parque de campismo, agora encerrado em circunstâncias estranhas:




E cá temos -finalmente!- a cabal explicação para o imbróglio do Parque de campismo. De acordo com a sinalização, colocada durante o mandato de António Paiva, ir em frente é sentido proibido e para a direita, rumo à entrada do parque, é um beco sem saída. Ele Paiva, bem dizia e repetia que não queria cá turistas de pé descalço, na ideia dele todos campistas.
Anos mais tarde, lá se acaba por perceber porque encerraram o Parque. Foi porque, para os nossos queridos autarcas, o parque sempre foi um beco sem saída, um cu de saco, na equivalente expressão francesa cul de sac. Tratando-se de um cu, só podia sair merda. E saiu mesmo!

Adenda
Ainda não teve tempo para clicar em Seguir no ângulo superior direito? Está à espera de quê? Olhe que sem os tais 200 seguidores até Maio, em Outubro próximo acabou-se a papa doce. É só para lembrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário