segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

De mal a pior

O Natal tem também essa vantagem. Levantando-se cedo percorre-se um centro histórico deserto. Sem vivalma. O que permite meditar com mais vagar. Discorrer sobre a desgraça e sobre os desgraçados. Tão desgraçados que nem disso sequer se dão conta.
O que já foi e ao que está reduzida esta minha pobre terra! Foi-se a tropa, que a sustentou durante quase um século, começou a decadência. Falta iniciativa, sobram casas vazias. Falta emprego, sobram parvoices. A principal consiste em dizer, e nisso acreditar, que "a culpa é dos outros". Não se dar conta que é uma frase feita. Que já Sartre escreveu, no século passado, que "o inferno são os outros". Só que ele ponderava o que escrevia. Não se limitava a repetir frases feitas, que não passam de insanidades no actual contexto local.
Atascada em técnicos superiores, cuja prática tem demonstrado que de superior apenas ostentam o título, a autarquia vai sofrendo, encolhendo, mirrando. Aproximando-se cada vez mais do derradeiro suspiro, enquanto poder local vivo e actuante. Gente que andou pelas universidades e de lá saiu com canudo, porém perfeitos analfabetos culturais em muitos casos. E sem as Humanidades não se pode ir longe. Nem pensar para além do horizonte.
Após as múltiplas palermices e velhaquices interesseiras, que daqui conseguiram afastar todos os investidores, tais eram as exigências insensatas, lançaram-se nas parvoices avulsas. Esta das caixas exteriores, por exemplo. Quem raio é que lhes meteu na cachimónia que mandar instalar nas fachadas contadores da água, da luz ou do gás, logo seguidos por caixas de correio, traz alguma vantagem? É mais confortável para quem vem "entregar" ou "fazer a leitura"? Pode ser. Mas os inconvenientes? Quebra da reserva pessoal, perigo de roubo, risco de vandalismo, falta de estética, mau gosto, pensaram nisso? Onde é que foram pescar semelhante coisa? Em que outro centro histórico?
E agora com os contadores "inteligentes", de leitura remota, que já estão a ser instalados pela EDP, e com os mails, servem para quê, essas instalações de fachada? Para emparceirar com diplomas que por vezes também são só de fachada?
Fervem de indignação e de irritação quando aqui se escreve Pobre gente. Pobre terra que tal gente tem.
Não consigo perceber porquê. Não gostam da verdade nua e crua? Não será apenas intolerância mal disfarçada? Falta de capacidade de encaixe?
Tenham vergonha!









1 comentário:

  1. Do meu ponto de vista esta medida é ilegal porque impede os clientes de acompanharem o registo de leitura do consumo, se assim o desejarem. Acresce ainda que os SMAS ( e o seu director executivo ) se recusam a informar as datas de leitura dos contadores ( passadas ou futuras ) substituindo com este procedimento, de facto, as leituras regulares por leituras extraordinárias pagas. Passou-se comigo.

    ResponderEliminar