domingo, 18 de setembro de 2016

Notícias prováveis para os próximos anos

Mário Cobra
António Rebelo

Tendo em conta a evolução recente da situação local, designadamente a esclarecedora entrevista de Luís Ferreira ao Cidade de Tomar, que nos permitiu perceber finalmente que vamos a caminho do abismo, seja lá isso onde for, resolvemos presentear os leitores com algumas notícias que consideramos prováveis. acompanhadas por curtos comentários. Não garantimos que venham a acontecer. Infelizmente também não podemos garantir o contrário. Salvaguardando os naturais exageros de parte a parte...
1 - As duas bandas da cidade foram receber o único candidato colocado no Instituto Politécnico de Tomar. Perante tanta audácia, a Câmara, ouvida a AM, resolveu conceder ao audaz estudante um diploma de coragem. E a medalha de ouro da cidade. A qual todavia só lhe será entregue quando houver dinheiro para a mandar fazer.

2 - Técnicos superiores da autarquia, actualmente na prateleira, apresentam lista de independentes às eleições para a Câmara, com o objectivo de "queimar" o executivo. É uma tarefa na qual já têm alguma experiência, pelo que agora resolveram oficializar a situação.

3 - Junta de Freguesia de Carregueiros reivindicou e obteve a gestão do Convento de Cristo. Agora procura desesperadamente um gestor, pois os membros daquele executivo periférico nunca pensaram vir a obter satisfação junto da burocracia lisboeta.
mental
4 - Após aceso debate, que se prolongou por mais de 3 horas, tanta era a erva mental a cortar , a Assembleia Municipal aprovou a alteração do dístico tradicional "Tomar cidade jardim", para "Tomar cidade capim". Tardou mas foi. Lá se adaptaram finalmente à realidade envolvente. Isto vai lá! Leva tempo, mas vai!

5 - Mesmo sem candidatura prévia, aqueles sanitários junto aos serviços municipais de higiene e limpeza integram agora a lista das instalações classificadas pela UNESCO como "Património da desumanidade". Graças aos esforços denodados dos turistas encantados. Calcula-se!

6 - Nomeada pela primeira vez uma mordoma para a Festa dos Tabuleiros. Com a justificação de que as mulheres estão na moda. Até para a ONU. António Guterres, vencido na corrida à ONU por uma mulher, não gostou da indirecta.

7 - Não se realiza nos próximos anos a Noite Branca porque, segundo os organizadores, a coisa está a ficar cada vez mais preta. Apesar de praticamente até já terem desaparecido da paisagem urbana as capas negras dos aprendizes politécnicos.

Pregoeira da cidade. De luva branca. Tal e qual como em Tomar. Afinal somos mesmo europeus?

8 - Juntas de freguesia fundidas garantem que continuam mal pagas. Se fossem só elas...

9 - Assediado com perguntas, executivo municipal assevera que a revisão do PDM, iniciada há décadas, virá a ser aprovada ainda durante este século. Caso entretanto não surjam mais contratempos.

10 - Questionada por Américo Costa -há mais de 30 anos o único cidadão que ainda assiste a todas as reuniões públicas do executivo municipal- a câmara assegura que doravante os sacos de plástico despejados no Nabão às sextas-feiras passarão a ser reciclados. Se entretanto houver funcionários disponíveis para os recolher.

11 - Perante a evidente degradação, Mata Nacional dos Sete Montes vai perder um monte e eventualmente metade do ribeiro do mesmo nome. Salvo se entretanto arder por falta de limpeza.

12 - Após tantos anos de acentuada crise, vai finalmente ser construído em Tomar um novo hotel, Para cães. Estavam à espera de quê? Se até os cidadãos são muitas vezes tratados abaixo de cão...

13 - A fim de gerar receitas, pois a autarquia carece dramaticamente de liquidez, executivo municipal delibera que barraquinha do Mouchão vai passar a vender tremoços. E cerveja, logo que obtenha a indispensável licença de utilização, após vistoria da ASAE. Nada de ilegalidades. Para isso basta o Parque de campismo, que não dispõe da dita licença.

14 - Serviços municipais de higiene e limpeza adquirem finalmente um aspirador para limpeza do Nabão e respectivas margens. Será desta que vamos ter um rio limpo com margens asseadas? Se assim for, as lontras agradecem e nós também.

15 - Câmara resolve enfim o arrastado problema do estacionamento para autocarros de turismo. Ficam proibidos de entrar na cidade. Excepto para cargas e descargas, das 08H00 às 10H00 e das14H00 às 16H00, com paragem máxima de meia hora. Os turistas que se despachem!

16 - Face a notícias que colocam Tomar em último lugar no ranking do desenvolvimento económico regional, o executivo municipal ordenou aos respectivos serviços técnicos que coloquem a tabela ao contrário. É muito mais prático, rápido e barato do que procurar as causas, encontrar soluções e implementá-las. Nem se compara!

Podem não ser 100% verdadeiras. Mas ninguém sério poderá dizer que não são prováveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário