sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Apontamentos


Mário Cobra
António Rebelo


Há nesta pobre terra gente sem vergonha nenhuma na cara.


Jura-se que é verdade. Num comentário, (anónimo pois claro! O jeito que o anonimato dá a algumas víboras locais.), que pode ser lido aqui, alguém teve o desplante de escrever, supomos que sem se rir, "Pobres trabalhadores municipais, explorados e mal pagos, a terem que aturar "marretas" e um janota como este."
O pensamento é livre e em democracia a opinião também. Convém no entanto ter sempre presente aquele axioma que se menciona em todas as escolas de jornalismo: "A opinião é livre, mas os factos são o que são. A Terra é redonda. Goste-se ou não."
No caso dos "pobres funcionários municipais, explorados e mal pagos..." é público e notório que, exceptuando a varredura, a recolha do lixo, o serviço de atendimento único, o apoio à presidência e pouco mais, o trabalho camarário não mata ninguém. Pelo contrário. E quem escreve estas linhas sabe do que fala. Um saber de experiência feito:


Quem diria...

Em entrevista ao Cidade de Tomar, diz Luís Ferreira, ex-chefe de gabinete no executivo actualmente em funções, posto a andar pelos seus camaradas: "As pessoas melhor colocadas para exercer funções no município, sou eu e o Luís Boavida." Porquê? perguntamos nós, uma vez que as entrevistadoras o não fizeram. Certamente porque já estavam esclarecidas.
-Por serem os dois Luís?
-Por frequentarem os dois a mesma loja?
-Por saberem das problemáticas  contas municipais?
-Por comerem bastante frango assado?
-Por serem os dois anafados?
-Por ambos usarem sapatos pretos de cabedal?
-Por se encontrarem os dois na prateleira, um no PS, outro na autarquia?
-Porque um é Boavida e o outro nem tanto?
Para quem ainda não saiba, Luís Boavida, ex-chefe da divisão financeira da autarquia, foi colocado na prateleira pelo actual executivo, apesar de antes ter sido convidado para integrar a lista PS em 2º lugar, e deste serôdio elogio de Luís Ferreira, na altura todo-poderoso. Olha se não fosse considerado tão competente! Seria desterrado?!

Nem tudo está perdido... em Lisboa

Segundo o jornal Público

"Lisboetas preferem jardim a parque de estacionamento"

"Um novo espaço verde de acesso público, no lugar do planeado parque de estacionamento com 86 lugares, a construir num terreno com 8 mil metros quadrados, de propriedade municipal. É esta a proposta pela qual se bate um conjunto de cidadãos das freguesias da Penha de França e de Arroios, entre as quais se divide a encosta denominado de Caracol da Penha, onde começaram, há poucos dias, a ser feitos os preparativos para instalar um parqueamento, a explorar pela Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa - EMEL. Trata-se de uma parcela semi-abandonada no meio do tecido urbano, mas de uma grande riqueza vegetal."
Olha se fosse em Tomar! Já andavam simplesmente a procurar a melhor maneira de obter um dístico de estacionamento gratuito. Tomarense é assim. Sobretudo se mora na Alameda.

Começam mal


Li isto no Tomar  na rede, nos comentários àquele texto sobre as nomeações camarárias atrasadas. No meu pobre entendimento, começam mal, conquanto a causa seja nobre e louvável. Em democracia, sobretudo nas cidades pequenas como a nossa, onde tudo acaba sempre por se saber, o anonimato apenas revela cobardia, vergonha, falta de transparência... Por isso venham de lá os nomes. E boa sorte!



2 comentários:

  1. Aquilo até é engraçado, anónimos a comentar anónimos, mas pelos vistos todos se conhecem, estou convencido que em Tomar o partido dos anónimos ganhava, acho que está para breve a abertura em Tomar da tertúlia dos anónimos, como diz o Rebelo pobre terra..............

    ResponderEliminar
  2. Aquilo até é engraçado, anónimos a comentar anónimos, mas pelos vistos todos se conhecem, estou convencido que em Tomar o partido dos anónimos ganhava, acho que está para breve a abertura em Tomar da tertúlia dos anónimos, como diz o Rebelo pobre terra..............

    ResponderEliminar