sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Quem não tem vergonha...

É uma originalidade portuguesa, entre os países fundadores da actual União Europeia: Cada município tem o seu autocarro de turismo de modelo recente. Oficialmente, o dito veículo destina-se a prestar serviço às escolas que dependem da câmara, transportando gratuitamente as respectivas criancinhas nas suas visitas de estudo.
Na vizinha Espanha, em França, na Itália, na Bélgica ou na Holanda não existe tal "facilidade". Quando os professores dessas escolas resolvem organizar visitas de estudo para os seus alunos, não vão mendigar o autocarro à autarquia, alugam-no a uma empresa de turismo ou de transporte de passageiros. Evitam assim hipotecar o seu voto. O mesmo acontece quando a própria autarquia necessita de um autocarro para qualquer actividade sua: aluga no mercado. O que resulta muito mais barato e portanto menos gravoso para o orçamento municipal e para a depauperada carteira do contribuinte. Porque não tenhamos ilusões. São sempre os cidadãos-contribuintes que pagam as asneiras e as larguezas dos vários organismos públicos.
Aqui em Tomar, usualmente terra de anuais-excursões-comezaina-bailarico pagas pelas juntas e de autocarro camarário à borla para os amigos, volta e meia há chinfrim por causa disso mesmo. Usualmente pacatos, os tomarenses acordam transitoriamente e a polémica instala-se. Se bem me lembro, na última vez que tal aconteceu, justamente por causa do uso e abuso do autocarro camarário, a senhora presidente deu uma garantia aos eleitores. Disse em substância que podiam ficar descansados pois daí em diante o veículo da discórdia passaria a ser cedido unicamente para as visitas de estudo das crianças das escolas.

CIDADE DE TOMAR, 26-08-2016, última página

Lendo com atenção o texto acima, sabedor de que a nossa simpática presidente nunca falta à palavra dada em público, sou levado a deduzir que na sua antes referida garantia sobre o uso do autocarro camarário, terá pelo menos pecado por omissão. Omitiu um detalhe sobremaneira importante: Os tempos mudaram ao que parece. Agora as crianças das escolas também participam em visitas de estudo para assistir a corridas de touros, como se sabe um espectáculo muito adequado à sua idade, por não ser nada cruel. (Pelo menos os touros nunca se queixaram...) E até podem marcar lugar por telemóvel. Suponho que elas e/ou os papás. Mesmo sem filhos ou outros descendentes em idade escolar, desde que aficionados...
Concluindo: Siga a descarada compra de votos à custa dos contribuintes, que as eleições são já no próximo ano e o importante é vencer. O resto depois logo se vê. Também por isso, estamos cada vez melhor nesta abençoada terra.


Sem comentários:

Enviar um comentário