sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Que rica sinalização turística! - 3

Nas duas peças anteriores foi exposta a evidente felicidade dos turistas que entram por "Tomar/oeste", vindos do IC 9, e por Tomar/norte, vindos da A 13. Em ambos os casos, são contemplados com uma magnífica sinalização turística que os obriga a usar a cabeça e até a contactar os habitantes, para mais ampla informação. Querem melhor?
Chega agora a vez dos visitantes motorizados que escolhem a saída "Tomar/este - Convento de Cristo, também na A 13." 
Chegado à rotunda do Continente sem qualquer outra sinalização turística relevante, para além do mencionado "Convento de Cristo", imediatamente antes da saída da A 13, o turista condutor começa a ficar preocupado com a informação  nabantina após ter lido este painel:


Nada interessado nas valências ali indicadas, o que se compreende, resolve parar e apear-se, para poder ler as outras indicações. Fica então abismado com este claro convite ao automobilista-visitante para circular em contra mão:


Perante tal insanidade, decide retomar a marcha a pé à volta da rotunda, com a esperança em melhores indicações. Surge então na sua frente mais um poste de sinalização com 4 componentes:


Quanto a Convento de Cristo, nada consta. Estará mesmo no caminho certo?
Cerca de um quilómetro mais adiante depara-se com este autêntico monumento ao desperdício e à inutilidade, colocado no ângulo sudeste da Praceta Raúl Lopes:

Se é obrigatório virar à direita, aquelas 5 indicações servem para quê? Nem que naquele sentido se fosse para o inferno, o automobilista teria de seguir por ali de qualquer maneira.
E aquela indicação da biblioteca para a esquerda? Está-se a sugerir aos condutores que, caso nenhum polícia esteja a ver, podem virar à esquerda.
Com tudo isto, o nosso visitante ficou tão confuso que decidiu pedir informações aos naturais, caso os próximos painéis também não indicassem o Convento de Cristo:



Dito e feito. Dado que nunca antes ouvira falar do Centro histórico de Tomar, resolveu informar-se junto de um habitante. A quem começou por perguntar se o Convento de Cristo era mesmo em Tomar, pois não via mais nenhuma indicação do caminho para lá desde que saíra da A 13. Surpreendido com a pergunta, o nabantino interpelado lá lhe indicou o rumo desejado, via Avenida Norton de Matos/Ponte Nova. Terminaram assim as surpresas insólitas para o nosso visitante? Que não, que não!
Junto aos bombeiros estes dois postes mostram a arte de esbanjar dinheiro por parte da autarquia:


Se há postes com seis componentes e ali já havia um com apenas 3, para quê um novo poste indicando só a A 13 direcção Lisboa? Só para baralhar? Ainda não sabem que qualquer entrada nas auto-estradas faculta obrigatoriamente acesso a ambos os sentidos? Porquê então apenas "A 13 Lisboa"?
Já muito tentado a ir-se embora mesmo sem ter visto o Convento, o nosso infeliz turista motorizado ainda teve direito a este painel visivelmente para helicópteros:



E depois lá rumou finalmente ao Convento, prometendo a si mesmo que nunca mais voltaria a sujar os sapatos em Tomar...

Sem comentários:

Enviar um comentário