quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Que rica sinalização turística! - 2

Vimos do texto anterior como um turista motorizado, vindo do IC 9 e tendo optado pela saída "Tomar oeste", sofre um bocado para encontrar o caminho do Convento de Cristo, caso não tenha ou não saiba usar o GPS. Pois um visitante que venha da A 13 e saia em "Tomar norte" também não tem melhor sorte.
Após algumas rotundas mudas, chegado à do Quartel do 15 vê isto:


Vai daí, na ausência de qualquer indicação "Convento de Cristo", que é afinal o seu objectivo, decide seguir para o Centro histórico, na esperança de que aí... Azar o seu! Logo mais abaixo apenas lhe indicam a PSP e outra vez o centro histórico:


 Continua a sua marcha, ainda cheio de esperança, mas desilude-se um pouco na rotunda seguinte:


É que agora nem Convento, nem Turismo, nem Centro histórico. Apenas Fátima e Lisboa, de uma época bem anterior ao IC 9 e à A 13. Uma relíquia fora de sítio, é o que é.
Pessoa de esquerda, o nosso paciente visitante, em vez de, aborrecido, regressar à A 13, resolve virar à esquerda. Com melhor sorte? Infelizmente não. Apenas vê nova sinalização incompleta:


Forçado portanto, dada a ausência de qualquer indicação "Convento de Cristo", a virar à direita, rumo ao centro histórico, encontra mais abaixo, do lado esquerdo (em contradição com o disposto nas normas internacionais, que estabelecem a colocação de toda a sinalização rodoviária do lado direito da via), esta peça:


Segue o seu caminho e, chegado ao final da Ponte Velha, nada! Não há ali qualquer sinalização:


Incapaz de decidir virar à direita ou à esquerda, uma vez que não pode continuar em frente, lá conseguiu articular "cunventu cristu" para um pedestre que passava, o qual lhe apontou para a Levada.
Tendo por conseguinte virado à esquerda, viu logo mais adiante esta curiosa sinalização rodoviária, simultaneamente mal colocada porque muito afastada da via e com letras demasiado minúsculas para poderem ser lidas por quem circula de carro:



Com o carro parado, para conseguir ler com atenção, logrou finalmente saber que para o Convento é só cortar à direita na rotunda. Mas logo adiante, já na dita rotunda, voltou a ter dúvidas. Sérias dúvidas mesmo:



Colocada do lado esquerdo de quem sobe a Rua da Graça e depois da mudança de direcção necessária para rumar ao Convento, esta sinalização está exactamente ao contrário do normativo europeu, que como se sabe indica que a sinalização deve estar sempre do lado direito da via e antes da eventual mudança de direcção. Tal como está e em conformidade com as normas europeias, indica que para o Centro histórico, Convento de Cristo e Turismo, se deve virar à direita para a Rua dos Arcos, a artéria imediatamente a seguir às indicações.
À cautela, o nosso paciente visitante voltou a pedir auxílio a um passante, que isto quem tem boca vai a Roma. Mais serenado, subiu então a Rua da Graça, ao cimo da qual viu toda esta sinalização:


Com o Infante D. Henrique ao fundo, mão no queixo, meditando: "Isto é que está aqui uma alhada! E não se pode pôr essa gente da autarquia a trabalhar melhor? E já que estou no uso da palavra: Se nunca fui guarda florestal, mas sim governador da Ordem de Cristo, que estou eu aqui a fazer à porta da mata? O Convento não é lá em cima?"
Bem gostaria de lhe poder responder, senhor Infante. Infelizmente também não sei. Mas julgo que melhores dias virão. Falta SÓ saber quando...

Sem comentários:

Enviar um comentário