quarta-feira, 2 de março de 2016

Sou forçado a gritar outra vez: -Quem acode ao Convento de Cristo?

A informação é desta manhã e de fonte totalmente segura. Terminadas as obras que estão a realizar-se na fachada norte do Convento de Cristo, aquela parte inferior que ainda não está pintada de branco, (Ver foto 1)



com cerca de 4 metros de altura, vai ser pintada de amarelo. É verdade! De amarelo! É mais um escândalo semelhante ao da destruição do alambor do castelo. E na mesma área. Lembram-se?
Esta estranha ideia de uns senhores funcionários superiores instalados no Palácio da Ajuda tem, dizem eles, uma justificação técnica: Trata-se de compatibilizar, na medida do possível, toda a fachada norte com o embasamento do torreão do gaveto.


Sucede que tal argumento é falso. Não tem qualquer base séria, por dois motivos. Primeiro, o embasamento do citado torreão de ângulo foi feito com blocos de calcáreo, devidamente aparelhados e bujardados. E não simplesmente com uma parede de reboco, posteriormente pintada de amarelo, como agora pretendem fazer.. Segundo, o dito embasamento termina do lado esquerdo do Portal Filipino. A partir daí, o nível exterior do terreno corresponde grosso modo ao nível interior. Tanto no Claustro da Hospedaria, como no da Micha ou nas Salas da Inquisição, ditas das Cortes. Não existe portanto, nem nunca existiu, qualquer embasamento. (Ver foto 2)
Assim sendo, caso insistam nessa estapafúrdia ideia de pintar um gigantesco rodapé a amarelo, o mencionado Portal filipino vai ficar "enterrado" até às orelhas num mar amarelo. E os tomarenses nunca mais voltarão a ver aquilo que sempre conheceram: A fachada norte do Convento toda branca e com a patine dos séculos.
Perante mais este atentado contra o nosso património, a Câmara e a AM vão ficar caladas, como no triste caso do alambor destruído? Os tomarenses vão continuar a assobiar para o lado? E a prestigiada informação local? Como vai proceder? 
O alerta aqui fica. Quem acode ao Convento de Cristo?

Adenda
Vendo a coisa com optimismo, que o mesmo é dizer fazendo das tripas coração, há apesar de tudo nesta asneira monumental  uma vertente menos má. Ao optar pelo amarelo para a parte inferior da fachada, os autores da ideia revelaram ser adeptos do Estoril, que equipa dessa cor.
Olha se calham a ser do Benfica ou do Sporting!

anfrarebelo@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário