quinta-feira, 10 de março de 2016

Outra vez o inventado fórum

Noticia a Hertz, habitual fonte fidedigna daquilo que a autarquia pretende que se saiba, que Anabela Freitas transmitiu aos seus pares do executivo mais uma notícia desagradável. A comparticipação europeia para as obras no inventado (o termo é meu) fórum romano é afinal inferior ao solicitado. Vai ser portanto inevitável alterar os planos existentes, em conformidade com esta nova realidade, acrescentou a nossa simpática presidente. Fiquei assim a saber que infelizmente o inventado fórum saletiano ainda mexe. É lamentável, digo eu.
Não vou aqui alongar-me outra vez sobre a triste e até caricata história do alegado fórum. Limito-me a repetir que nunca ninguém -para além da sua inventora- confirmou que ali tenha existido um fórum romano. Ou mesmo qualquer edificação dessa época. O que lá se pode ver leva a pensar, no meu entender, que se trata de parte dos alicerces de uma das duas igrejas ali existentes ainda no século XVIII -Santa Maria de Selho e S. Pedro Fins. Isto se tivermos em conta os afastamentos entre os elementos visíveis. Se entrarmos na mitologia, aquilo pode ser tudo. Até o lupanar do Imperador Caracala.
Mas não é esse o problema. Fórum, igreja, ou nem uma coisa nem outra, há ali um terreno vazio, no qual a autarquia pretende investir largas centenas de milhares de euros. Baseada em quê? Num PDM elaborado de forma caótica, tendo na respectiva comissão técnica de acompanhamento a senhora inventora do fórum, tão retorcido e complexo que nem a respectiva revisão a autarquia actual consegue concluir com êxito. Com que objectivos pretende o executivo "recuperar o fórum" ? Apresentar obra? Conseguir mais uns lugarzitos para o pessoal da cor? Para instalar lá o quê? Com que verbas?
Ou muito me engano ou estamos perante mais um avatar, um mono, tipo Núcleo de Arte Contemporânea, Complexo da Levada, Edifício dos Cubos...ou aquela minúscula casota ali no Mouchão, que nunca ninguém julgou necessário explicar para que serve ou para que foi edificada.
Pobre terra que tal gente tem.

Sem comentários:

Enviar um comentário