quinta-feira, 31 de março de 2016

Olhem para a economia senhores

Quando nestas colunas ou alhures (o que é raro) se alerta para o evidente descalabro económico da cidade e do concelho, há logo quem discorde. A começar pelos senhores eleitos que governam. Esses vêm logo com argumentos capciosos, do tipo "mas temos o Convento Património da Humanidade e a Festa dos Tabuleiros e uma boa qualidade de vida". Pois! O pior é que o verdadeiro motor de qualquer sociedade, aquilo que a faz avançar, é a economia. E aí vamos de mal a pior. Obviamente por culpa de quem nos governa ou devia governar. E também de quem os lá ajudou a pôr com o seu voto mal informado.
O sempre bem informado Tomar na rede publicou um quadro com as transferências do governo central para cada uma das autarquias do distrito. Ou seja, a percentagem das contribuições e impostos cobrados na área concelhia, entregue a cada autarquia. Por conseguinte, um retrato fiel da actividade económica de cada município. Mais movimento = mais dinheiro; menos movimento = menos dinheiro. Tão simples quanto isto.
Simplificando o supra referido quadro, para evitar confusões em cabeças menos apetrechadas academicamente e não só, obtive o seguinte:
  
TRANSFERÊNCIAS TOTAIS
                                            Eleitores                     Transferências              
Santarém          53,418                    13.060.912
 Abra ntes           37.070                    11.486.809 
 Ourém              43.331                    11.410.990
                  Coruche            17.649                    10.151.344                 
 Tomar              37.710                      9.232.128
 Torres Novas    32.546                      8.351.629
Tomar segunda cidade mais importante do distrito, não é? Já foi! E pelo rumo que as coisas levam, um destes dias, em termos económicos, seremos quando muito a primeira aldeia do distrito com um monumento património da humanidade. Ao que chegámos! Por exclusiva culpa nossa. Essa é que é essa!      

Sem comentários:

Enviar um comentário