terça-feira, 1 de março de 2016

A minha opinião sobre Tomar opinião

Conforme anunciado, apareceu hoje na Net, para os profanos, a primeira edição do blogue colectivo Tomar opinião. Ao que me contaram, já existia antes uma pré-edição, só para iniciados detentores da senha de acesso . Instigado por amigos e pela curiosidade fui ver/ler. Lamento dizer que não fiquei entusiasmado. Nem lá perto. Mas pode ser que esteja enganado, ou que  venham a melhorar. Oxalá!
Para já, parece-me terem vindo confirmar que um blogue deve ser sempre como a escrita que o compõe -um exercício solitário e quase nunca sereno, apesar das aparências. Os autores pensam de modo diferente. Ainda bem. O pluralismo é salutar. Resolveram agir em grupo. Oxalá venham a ter sorte. O tempo o dirá.
António Cartaxo da Fonseca, o verdadeiro pai da biblioteca municipal de Tomar, conhecia muito bem e adorava  a sua terra natal, apesar de ter passado a maior parte da sua vida na capital. Já aposentado e muito antes dos blogues, tive o privilégio de com ele conviver. Durante as nossas conversas, caminhando de cá para lá na Praça da República, ao fim da tarde,  o seu comportamento foi sempre idêntico. Mal se aproximava um terceiro comparsa, mesmo se amigo dele, exclamava: -Peço licença para bater em retirada. Mais de dois tomarenses à conversa, nunca deu nada de bom. E no novo Tomar opinião, os intervenientes por escrito ultrapassam já a meia dúzia...
Nesta primeira edição, topei inesperadamente com algumas prosas intragáveis. E tropecei em noções que julgava definitivamente postas parte pela muito reduzida inteligência local, que alguns dos autores integram. Penso designadamente em "bota-abaixo", "crítica construtiva" ou "expressão livre e responsável, diversificada e ampla". Seja lá isso o que for.
E já me ia a esquecer, quando afinal devia ter começado por aí. Dizia o senhor de Lapalisse que se deve começar sempre pelo princípio, prosseguir pelo meio e acabar no fim. Pois indo ao começo, agora que estou quase no fim, devo dizer que o título do blogue não me parece dos mais felizes. Porque se pode tomar muita coisa, mas uma opinião nunca tomei. Por conseguinte, Tomar opinião deverá querer dizer apenas que é a opinião de Tomar. Mas Tomar alguma vez teve alguma opinião de jeito? E em que se basearam os padrinhos do título para se considerarem a opinião de Tomar? Os blogues e outros meios de informação nabantinos pré-existentes não contam? Abaixo as ideias totalitárias!
As estatísticas implacáveis da Google acabarão por informar os autores de Tomar opinião se vale ou não a pena continuar. A menos que gostem de escrever exclusivamente para memória futura. Há gente para tudo.
Boa sorte para o blogue. Boa sorte para todos.

anfrarebelo@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário