segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Realmente, umas ovelhinhas e cabras na Corredoura davam mesmo muito jeito...

Um leitor e amigo enviou-me um mail, devidamente identificado, que a seguir transcrevo com todo o gosto. É um texto bem informado, bem escrito e bem disposto, coisa cada vez mais rara por estas paragens esquecidas. Ora façam o favor de ler:

"Bom dia caro Dr. Rebelo,
"Vosselência" porque mais velho que eu, lembrar-se-à que há uns anos atrás existiam nas entradas da cidade duas placas de boas-vindas. Uma era da Câmara Municipal (Tomar cidade jardim), outra do Banco Português do Atlântico (em tons de verde). Desapareceram todas, vá-se lá saber porquê. Foi-se o banco, foram-se as placas, foram-se os jardins e não tarda vai-se a câmara. Nem sei do que estão à espera para arrancar à fórmula um.
Vem isto a propósito dos jardins locais e do miserável estado em que se encontram. Parafraseando o sempre muito eloquente Prof. Marreiros, onde antes havia relva muito bem tratada, agora temos um "ervado/florado/trevado" !
Dizem por aí, ou mandam dizer, ou consta ou mandam fazer constar, que o estado a que chegaram os jardins tem a ver com a falta de pessoal e com as limitações impostas à sua contratação. Tem lógica. Se contratam pessoal a mais para os gabinetes, depois não o podem legalmente contratar para o terreno. Tanto mais que os candidatos também rareiam, que isto de trabalhar...
Sendo assim, não poderia Vexa sugerir à Câmara Municipal o melhor de dois mundos, a saber: Pediam aos nossos agricultores, que são cada vez menos por não aguentarem tanto peso fiscal, que trouxessem em cada dia de mercado semanal umas ovelhas e umas cabras, (além do´gado que já por aí há), para começar a dar cabo das ervas que grassam por todo o lado, começando de preferência pela Corredoura, designadamente debaixo dos bancos.
Assim, os cada vez mais pobres e sacrificados agricultores, beneficiavam porque não gastavam dinheiro em forragem para os ditos. A câmara beneficiava igualmente, não só em poupança com pessoal de limpeza, mas igualmente e sobretudo em prestígio turístico, porque ovelhas e cabras a pastar na rua principal de uma cidade, antiga capital templária e com um monumento Património da Humanidade, é coisa rara e nunca vista alhures. Os turistas não dariam descanso aos respectivos apetrechos de fotografia e vídeo.
A cidade que outrora brilhava, está hoje cinzenta, triste e com as ruas cheias de ervas. Então o pelouro dos parques e jardins não é da CDU, vulgo "comunas", que tudo fazem e bem feito? O daqui tresmalhou-se do rebanho?
Faça lá o obséquio de lhes dar uma toutiçada, que isto já passou dos limites.
Um grande abraço e boas toutiçadas,"

C.C."

Sem comentários:

Enviar um comentário