quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Quantos leitores? Quantos ouvintes?

Mesmo lá longe, no frio suiço de Zurique, ou se calhar por isso mesmo, Tomar na rede aceitou imediatamente o repto que aqui foi lançado a todos os órgãos de comunicação sobre Tomar. Fica-se assim a saber que há entre 33 e 35 mil consultas diárias de página no blogue dirigido por José Gaio e pouco mais de 150 aqui em Tomar a dianteira. Guardadas as proporções, a mesma diferença abissal que existe entre o Correio da manhã, com uma tiragem diária de 130 mil exemplares, e o Diário de Notícias, bem mais antigo, mas que se fica pelos 14 mil exemplares. Um pouco menos que o Público, outro jornal de qualidade que vende menos de 15 mil exemplares diários, apesar de ter duas edições, uma no Porto, outra em Lisboa.
Surpreendido perante estes dados, caro leitor? Não  é caso para tanto. Afinal estamos num país em que os dois jornais de maior difusão são A Bola e o Record. Já percebeu agora?
No que se refere à diferença oceânica entre Tomar na rede e Tomar a dianteira 3, há que ter em conta os seguintes factores: 1 - Tomar na rede é um blogue generalista, que publica tudo e de vários autores. Tomar a dianteira só publica crítica e notícias comentadas, de um só autor; 2 - Tomar na rede tem já dois ou três anos; Tomar a dianteira 3 tem apenas 3 meses; 3 - Tomar na rede publica notícias e outros textos de uma área alargada, que inclui todo o distrito de Santarém, enquanto que Tomar a dianteira se fica pelo comentário crítico sobre a cidade e o concelho; 4 - Tomar na rede anuncia festas e dá relevo às actividades desportivas, assuntos que Tomar nunca aborda por decisão do seu autor. 5 - Tomar na rede aceita e publica comentários, mesmo de qualidade muito duvidosa; Tomar a dianteira acabou com essa prática. E não está arrependido.
Concluindo, temos duas coisas do mesmo género, porém totalmente diferentes. Tomar na rede é um blogue generalista de grande difusão, cuja qualidade e regularidade honram o seu autor, o Dr. José Gaio, a quem aqui tiro o meu chapéu e felicito muito sinceramente pelo seu sucesso.
Tomar a dianteira é apenas aquilo que sempre quis ser -um blogue confidencial onde apenas se pode seguir o discurso crítico de um comentador, porventura fraco, porém frontal, sincero e descomprometido.
Óptimo seria que Cidade de Tomar, O Templário, Rádio Hertz e Tomar à letra se enchessem de coragem e dessem o peito às balas, anunciando as suas tiragens e audiências reais. Mas duvido muito que o venham a fazer. É mais cómodo e rentável em  termos de prestígio continuar a manter o actual estado de coisas. Que permite a alguns falar de cátedra, quando afinal poucos os ouvem ou lêem.

Sem comentários:

Enviar um comentário