terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

A passo de cágado

Segundo Tomar na rede, o Diário da República acaba de publicitar a fase de discussão pública do plano de pormenor do Mercado e do Flecheiro, cuja revisão foi decidida pelo executivo tomarense em Maio passado -há nove meses! Acrescenta a notícia que, uma vez aprovada e implementada esta nova legislação, vai ser possível legalizar finalmente o lar de idosos da Misericórdia nabantina, que está pronto mas fechado há dois anos!
É um perfeito retrato da triste realidade tomarense. Numa altura de profunda crise, eleitos e técnicos municipais continuam a brincar à legislação. Como em geral nunca trabalharam no privado, ignoram o que possam ser fins de mês difíceis.  Acham portanto natural que uma onerosa obra privada de utilidade pública aguarde há dois anos por uns simples papéis autorizando-a a funcionar. Mentalidades soviéticas no seu melhor.
Nas actuais circunstâncias, com eleitos e técnicos da área do urbanismo e obras particulares que não dão quaisquer garantias (salvo raras excepções), só um louco ou alguém muito mal informado arriscará investir um cêntimo sequer nesta desgraçada terra. E sem investimento não há emprego produtivo, sem emprego não há desenvolvimento e sem desenvolvimento a cidade e o concelho definham e esvaiem-se.
Mas funcionários camarários e eleitos continuarão a ir todas as manhãs tomar o seu café, ufanos, impávidos e serenos, como se não fosse nada com eles. Já Voltaire escreveu, no seu Candide ou o optimismo, perante as fogueiras e outros desmandos da santa inquisição, no meio das ruínas do terramoto de 1755, "vai tudo bem no melhor dos mundos possíveis." 
A passo de cágado, no caso tomarense. Decerto para a morte inevitável tardar um pouco mais. Conforme sentenciou já não me lembro qual dos nossos reis, no auge de uma batalha - "Morrer sim, mas devagar!" Há que reconhecer que os camaristas que temos, tanto os eleitos como os funcionários, fazem todos os possíveis para que assim seja. Respeitam portanto uma certa tradição. Por isso estamos tão bem e por este caminho estaremos cada vez melhor.

anfrarebelo@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário