quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Medicina interna em Tomar? Era bom era!

Quanto mais mudamos, mais estamos na mesma. Pilotada pelas usuais associações de utentes, circula por aí uma petição no sentido de voltar a haver internamento de medicina interna no Hospital de Tomar. Justificação para tal pretensão? Há em Abrantes e vai passar a haver em Torres Novas. Temos os mesmos direitos. Santa inocência fingida.
Claro que também sou a favor da medicina interna em Tomar. Mas sou realista. Quando essa valência foi transferida para Abrantes, em 2012, das 44 camas que contava o serviço, apenas 12 estavam ocupadas. O que se compreende. Abrantes serve os potenciais utentes de 6 concelhos (Gavião, Mação, Niza, Ponte Sor, Sardoal e Vila de Rei). Torres Novas serve outros seis (Alcanena, Barquinha, Constância, Entroncamento, Golegã e Mira Daire) E Tomar serve o quê, além de Ferreira do Zêzere? Ourém? Não me façam rir! Ourém já tem mais população que Tomar e prefere dirigir os seus utentes para Leiria, que é um hospital com outro nível.
Em vez de se entreterem com semelhantes bizarrias, votadas ao insucesso, é meu entendimento que os tomarenses fariam bem melhor se agissem no sentido de a autarquia passar a desenvolver esforços para atrair e fixar população. Em vez de enxotar com eficácia todos os que por aqui têm a desdita de aparecer. Incluindo os potenciais investidores.
Internamento de medicina interna em Tomar? A que propósito? A população local diminuiu em cerca de 3 mil pessoas nos últimos dez anos. Tomar já teve, mas perdeu qualquer área de influência, excepto no que concerne ao micro-concelho de Ferreira, ainda assim bem mais dinâmico. Sonhar é fácil, porém os nossos impostos não chegam para tudo. Nem coisa que se pareça. Mesmo com um governo periclitante de esquerda...

Sem comentários:

Enviar um comentário